Page 1 of 1

Evangelho de Judas - Antonio Piñero e Sofía Torallas-Tovar

Posted: 29 Jun 2006 16:34
by Cerridwen
Evangelho de Judas
Antonio Piñero e Sofía Torallas-Tovar


Image

Editor: Ésquilo
ISBN: 972-8605-79-X
N.º de Páginas: 144

Sinopse: «Descoberto em 1978 no Egipto, mas só divulgado publicamente em Abril de 2006, o Evangelho de Judas está enquadrado no pensamento cristão gnóstico da Biblioteca de Nag Hammadi (que inclui o Evangelho de Filipe, o Evangelho de Tomé e o Evangelho de Maria Madalena, entre outros) já publicada pela Ésquilo em três volumes.

Esta edição do Evangelho de Judas da autoria de Antonio Piñero, especialista internacionalmente reconhecido no âmbito do gnosticismo e do cristianismo primitivo, e de Sofia Torallas-Tovar, coptóloga eminente, proporciona em primeira mão ao público português não só uma tradução rigorosa do texto copta como também uma explicação inestimável para a compreensão do conteúdo deste escrito notável e dos princípios fundamentais do ambiente ideológico em que se situa.»

O Evangelho de Judas vem ratificar a existência conhecida a partir de citações indirectas de um texto que “reabilita” a figura do traidor e que volta a trazer à luz do dia a existência de outros cristianismos que com o tempo se desvaneceram quase totalmente. - Antonio Piñero e Sofía Torallas-Tovar

Re: Evangelho de Judas

Posted: 29 Jun 2006 16:44
by Cerridwen
Para o caso de alguém manifestar interesse pelo Evangelho de Judas, a National Geographic disponibliza informação sobre o manuscrito: http://www.nationalgeographic.com/lostgospel/

E o próprio texto completo do Evangelho para download: http://www.nationalgeographic.com/lostgospel/document.html

Re: Evangelho de Judas

Posted: 29 Jun 2006 16:50
by Aignes
Este é um tema controverso...provavelmente vai-se vender bem, o livro. Ainda por cima tão discutido há tão pouco tempo...

Re: Evangelho de Judas

Posted: 04 Jul 2006 17:15
by Cerridwen
Aignes wrote:Este é um tema controverso...provavelmente vai-se vender bem, o livro. Ainda por cima tão discutido há tão pouco tempo...

Algo me diz que as vendas, por enquanto, não vão ser nada por aí além. O fenómeno tem sido tão discutido mas especialmente em redor de um livro que todos conhecemos, designado Código da Vinci. E os sucessos de vendas têm sido essencialmente livros com referências ao best-seller ou com palavras chave que os relacionem ao "Código", por outras palavras - Marketing.

Ora, os livros com chancela da Ésquilo não apostam assim tanto em Marketing, têm um público alvo definido que os procura apenas pelas temáticas e contam também com aqueles que vou chamar de "curiosos", que se preocupam com a cultura geral e com temas religiosos ou actuais e que acabarão por descobrir os livros da editora, mais tarde ou mais cedo.

Re: Evangelho de Judas

Posted: 04 Jul 2006 23:24
by Aignes
Cerridwen wrote:Ora, os livros com chancela da Ésquilo não apostam assim tanto em Marketing, têm um público alvo definido que os procura apenas pelas temáticas e contam também com aqueles que vou chamar de "curiosos", que se preocupam com a cultura geral e com temas religiosos ou actuais e que acabarão por descobrir os livros da editora, mais tarde ou mais cedo.


Não tinha reparado que era da Ésquilo. Sim, tens razão, provavelmente só quem esteja dentro do assunto ou procure saber realmente mais se interessa por esse género de livros.

Ainda não tive oportunidade de ver este livro "ao vivo", pode ser que me interesse. Gostava mesmo de saber o que afinal está escrito no evangelho :huh:

Re: Evangelho de Judas

Posted: 05 Jul 2006 13:26
by White_Lady
Ainda não tinha reparado neste livro. Quanto aos outros da Biblioteca de Nag Hammadi, ainda estão um pouco caros para o meu bolso, pelo que este também não deve estar muito acessível. No entanto debruçam-se sobre um tema que gosto bastante.

Quanto ao conteúdo, pelo que percebi de tudo o que li no site da National Geographic, porque ainda não pude pegar na revista que se debruça sobre o mesmo tema, este evangelho insere-se na corrente gnóstica em que, segundo penso, em que através de vários ensinamentos o espírito pretende elevar-se do corpo e atingir a Verdade. Eu vejo esta corrente um pouco como a busca de Buda à procura de atingir o Nirvana. Judas ao ter "acusado" Jesus e ao condená-lo à morte, com o prévio aval do mesmo, terá contribuído em grande parte para a ascensão do espírito de Jesus ao tal "Nirvana". Em vez de ser o carrasco do homem, foi quem lhe libertou o espírito. Ou algo assim.

Re: Evangelho de Judas

Posted: 05 Jul 2006 14:33
by Cerridwen
White_Lady wrote:Ainda não tinha reparado neste livro. Quanto aos outros da Biblioteca de Nag Hammadi, ainda estão um pouco caros para o meu bolso, pelo que este também não deve estar muito acessível. No entanto debruçam-se sobre um tema que gosto bastante.

Este até está acessível - Preço: 13,65.

Descobri através de uma pesquisa na Webboom que a Temas e Debates também dispõe de uma tradução do Evangelho de Judas, sendo que o que diferencia ambas as edições portuguesas são essencialmente os conteúdos para além do evangelho e o preço.