Livro de Estilo do "Público"

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
Samwise
Realizador

Livro de Estilo do "Público"

Postby Samwise » 08 Mar 2005 12:36

Não sou muito de andar a ver que livros é que estão a sair no mercado nem estou nada a par desse universo.

No Domingo vi na televisão os minutos iniciais do novo programa do Marcelo Rebelo de Sousa, na RTP1. Nesse minutos iniciais ele falou deste livro.... e captou-me a atenção!

Esta é uma segunda edição do livro (a primeira foi lançada em 1998 e pode ser totalmente consultada em -http://www.publico.clix.pt/nos/livro_estilo/index.html - e comemora 15 anos de edições do "Público".

É um livro que discute o código de ética do jornalismo profissional, mas não só.
Foi uma outra vertente da obra que chamou por mim ("Batem leve, levemente..." LOL): o diccionário de termos e expressões da lingua portuguesa. Muitas das dúvidas que nos podem assaltar estão lá... explicadas ao pormenor.
Vejam aqui - http://www.publico.clix.pt/nos/livro_estilo/16a-palavras.html

A nova edição, e segundo os auutores, contém melhoramentos e novidades... fazendo dela uma nova obra. A notícia deste lançamento pode ser lida aqui -http://www.publico.clix.pt/homepage/site/livroDeEstilo/default.asp

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Samwise
Realizador

Re: Livro de Estilo do "Público"

Postby Samwise » 08 Mar 2005 12:47

Uma regra que acabei de ler agora, na edição online:

Haver — No sentido de existir é impessoal e sempre no singular. Ex.: que tempos não te via! Havia muitos livros para arrumar. Mesmo nos tempos compostos. Ex.: Tem havido vários mal-entendidos; Pode ter havido factos que desconheces.

Para quem não sabia....

Sam
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 08 Mar 2005 20:14

Não tinha conhecimento do texto de texto de 1989, nem deste. Mas fiquei feliz por ver uma "iniciativa" destas, de qualidade, embora já tivesse uma boa opinião acerca deste jornal. :)

Para quem não sabia....

Por acaso é algo que geralmente as pessoas não sabem, parece que alguns professores de português (e não só...) não costumam referir esta regra. Eu só descobri isso numa conversa na internet. :unsure:

O director do PÚBLICO, por seu lado, realça que o actual “Livro de Estilo” é “muito mais exigente”, consagrando “dezenas de princípios que antes não estavam lá” e que são fruto de uma intensa discussão interna. A utilidade da obra é, por isso, evidente: “Constitui um elemento fundamental de consulta para os que se interessam pelo jornalismo e ajuda a tornar os leitores mais exigentes com o jornal que fazemos. Espero que contribua para elevar os padrões de exigência da comunicação social portuguesa.”

Espero bem que a obra seja de grande importância e relevância, e que contribua, ´nem que seja só um bocadinho, para algum aumento na qualidade do jornalismo que se faz em Portugal, que na minha opinião, está decadente. :unsure:

ApoK
Enciclopédia

Postby ApoK » 10 Mar 2005 14:24

Samwise só para completar o teu post, acrescento aqui a imagem da capa do livro.

Livro de Estilo

Image

Aproveito também para referir que o preço do livro é 9€.
<b>"Deixem-me ouvir, uma vez mais, esses sons que foram, durante tanto tempo, a minha consolação e alegria."</b><br />W. A. Mozart - December 5th, 1791

Return to “Vários”