Porque é que o mar é azul? - revista New Scientist

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
nimzabo
Enciclopédia

Porque é que o mar é azul? - revista New Scientist

Postby nimzabo » 16 Nov 2009 19:19

Uma revista de divulgação cientifica, a Newscientist, criou uma coluna em 1994 onde os leitores podiam fazer perguntas que gostariam de ver respondidas sendo tambem os próprios leitores solicitados a responder, sempre que possivel com base cientifica.
Passados dez anos essa coluna ainda existia e então lembraram-se de editar um livro com uma selecção dessas perguntas e com as melhores respostas para cada uma delas. Esse livro é este que agora apresento.
É um livro da casa das letras de Maio de 2007 cujo titulo original é 'Does anything eat wasps?'.
Na capa da edição portuguesa diz 'Best-Seller Internacional 500 mil exemplares vendidos'.
Deixo aqui algumas das perguntas mais curiosas presentes no livro:

- Quanto tempo pode um ser humano viver se a sua unica fonte de alimento e de bebida for a cerveja? E qual das diferentes cervejas - preta, branca, sem alcool - oferece mais possibilidades de sobrevivência?
- Quão gordo é preciso ser para se ficar à prova de bala, de forma a que a camada de gordura possa evitar que uma bala disparada por uma pistola normal consiga atingir os orgãos vitais?
- Após a minha morte gostaria de me tornar num fóssil. Haverá alguma coisa que eu possa fazer aos meus restos mortais para aumentar as minhas possibilidades e onde será um bom local para eles serem sepultados? Quanto tempo demorarei a tornar-me num fóssil?
- Existe uma fórmula para calcular a quantidade de excremento produziada por uma determinada porção de alimento?
- Dói ser decapitado? E, se sim, por quanto tempo a cabeça cortada tem consciência do seu estado?
- Qual seria o efeito na Terra se uma nave com extraterrestres chegasse aqui por perto, agarrasse na Lua e a levasse?
- Se tivesse de me salvar surfando sobre uma torrente de lava em fusão, qual o material que teria de utilizar para me aguentar sem que ele fundisse, por força do calor da lava?
- Se os oceanos recuassem e eventualmente desaparecessem, não restaria qualquer linha costeira na Terra. De igual modo, se os mares continuassem a subir, essa linha, no seu todo, atingiria o zero quando as águas passassem sobre o monte Everest. A determinada altitude, antes daquele ponto, deverá situar-se o máximo de linha costeira do planeta. Saberá alguem dizer qual a relação que isto tem com o actual nivel do mar, ou estaremos nós à beira das tais condições ideais para umas férias na praia?

Samwise
Realizador

Re: Porque é que o mar é azul?

Postby Samwise » 16 Nov 2009 19:28

Olhei para as questões e fique mesmo curioso para saber a respostas. Significa que vou andar à procura do livro para o folhear... :tongue:

É de 2007. Não sei se será fácil dar com ele.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

pco69
Cópia & Cola

Postby pco69 » 16 Nov 2009 20:01

Lembro-me de o folhear e ler algumas questões e algumas respostas.
Achei interessante, mas não o suficiente para o comprar.
Mas adoraria ter alguém que mo emprestasse... :whistling:

um exemplo do site:
In a clumsy effort to seduce her, I was trying to explain the evolutionary advantages of sexual reproduction to a female friend the other day, one of which I said was introducing an element of genetic competition into the process. She wanted to know why, if two sexes are needed to create genetic competition, why aren't there three, four or a million sexes to create even more competition? So why are there only two?

e uma das respostas:

In a species where fertilisation occurs within one organism, instead of all over the place - as happens with most fish and many plants for example - one organism has to physically reach the other some how. It gets harder for enough organisms of the right genders to be in the right places at the right times the more genders there are. Barnacles, for example, don't move very much at all, which is why compared to their body length, their penises are gargantuin. When a barnacle is fertile, it is fertilised by any male barnacles in the area (usually more than one tries - it gets messy). If two non-female barnacles needed to be near a female, or in some sort of line, the chances of an apropriate barnacle 'constellation' would be greatly reduced. Another factor is population stability; In humans, if everyone has two children before dying, and each of their children has two children etc. then the population remains stable. And the same applies to any two gendered species. If their where three genders we would all need to have three children. So for an 'n' gendered species, 'n' organisms would need to meet eachother, (not necessarily all at once) resulting in children, and each would need to repeat the process at least 'n' times, just to avoid extinction. When 'n' is large they simply won't have the time or the means to do so (I am assuming they don't just let it waft on the breeze). As to why their aren't less than 2 human genders, I will have to leave it to Ian Stewart and Jack Cohen to explain, by suggesting that you read 'Evolving the alien'.

Site dos bifes, aqui
Fenómenos desencadeantes de enfarte do miocárdio

Esforços físicos, stress psíquico, digestão de alimentos, coito, tempo frio, vento de frente e esforços a princípio da manhã.

Ou seja, é extremamente perigoso fazer sexo ao ar livre com vento de frente, após ter tomado o pequeno almoço numa manhã de inverno...

Bubbles
Livro Raro

Postby Bubbles » 17 Nov 2009 01:31

Pco, eu aconselhava-te este Consultorio Sexual da Dra Tatiana para toda a Criaçao :tongue: Ate tem la exemplos de organismos com mais do que 2 sexos :wink:

Ah, e os documentarios tambem sao muito giros :lol2:

Dr Tatianas Sex Advice to All Creation
"Não sou obrigada a jurar obediência às palavras de qualquer mestre" Horácio
"Um coração saudável tem um comportamento caótico"
Joana Augusto's Flick Photostream *** The Ground Beneath My Feet

Steerpike
Edição Limitada

Postby Steerpike » 17 Nov 2009 17:33

Eu aqui à espera que me digam que cavalos são aqueles que fazem sombra no mar, e já começaram a falar da cor . . . Uma pergunta de cada vez, por favor.

Abraços,
Luís
The vorpal blade went snicker-snack!

Return to “Vários”