Livro de Sóror Saudade - F. Espanca [concluído]

Samwise
Realizador

Livro de Sóror Saudade - F. Espanca [concluído]

Postby Samwise » 25 Jan 2013 17:52

vampiregrave wrote:Quanto estou a rever, costumo utilizar também as versões disponibilizadas pela BNP. No caso da Florbela, está disponível uma versão de Sonetos Completos.

Interessante. Passei agora pela Biblioteca e tenho comigo um volume de obras condensadas dela que inclui o Livro de Sóror Saudade. A versão que coloquei no link acima ainda não está disponível, mas é de 2012, e foi editado pela Relógio de Água. Estou curioso para ver como aparece lá aquilo que transcrevo de seguida.

O que está nessa versão da BNP é a obra digitalizada em imagens para .PDF. O poema "Exultação", o tal que encerra o livro, tem esta "configuração":

Image

A seguinte transcrição é do livro em papel que tenho neste momento comigo:

Viver! Beber o vento e o sol! Erguer
Ao céu os corações a palpitar!
Deus fez os nossos braços pra prender,
E a boca fez-se sangue pra beijar!

A chama, sempre rubra, ao alto a arder!
Asas sempre perdidas a pairar!
Mais alto até estrelas desprender!
A glória! A Fama! Orgulho de criar!

Da vida tenho o mel e tenho os travos
No lado dos meus olhos de violetas,
Nos meus beijos estáticos, pagãos!

Trago na boca o coração dos cravos!
Boémios, vagabundos, e poetas,
Como eu sou vossa irmã, ó meus Irmãos!

As diferenças na acentuação entendem-se, mas não se entende o que fizeram às reticências, aos dois pontos e ao travessão no último verso. :ph34r:
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Re: Obras portuguesas em domínio público

Postby vampiregrave » 25 Jan 2013 18:36

Daí eu usar sempre essas versões da BNP como tira teimas. Fiquei agora foi a pensar se não seria apropriado abrir um tópico para cada livro que formos revendo/convertendo, pelo menos enquanto o processo decorre.

Samwise
Realizador

Re: Obras portuguesas em domínio público

Postby Samwise » 26 Jan 2013 14:07

vampiregrave wrote:
O que me leva à pergunta seguinte, agora que estou com a mão na massa: queres que faça algum tipo de trabalho de "verificação" para o "Sóror"?

Se tiveres disponibilidade para rever e confrontar dentro dos possíveis com a versão da BNP ou outra que tenhas contigo seria óptimo. Ficava já esse despachado.

Sim, posso fazer isso. :)

A versão da BNP tem a obra original, e a versão que fui levantar à biblioteca tem o termos actualizados (espero entretanto ir levantar a tal versão mais recente, de 2012). Entre as duas, e comparando com a tua conversão, posso chegar a um texto mais "correcto".

A minha questão é: em que ferramenta ou programa reúno o(s) texto(s)? Vou partir da tua versão, e vou criar uma ao lado que tenha a minha proposta.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Samwise
Realizador

Re: Livro de Sóror Saudade - Florbela Espanca

Postby Samwise » 26 Jan 2013 20:02

Ainda não tocaste no texto deste, certo? Foi pegar na base, passar para EPUB, e encaixar no modelo.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 27 Jan 2013 00:29

Samwise wrote:Ainda não tocaste no texto deste, certo? Foi pegar na base, passar para EPUB, e encaixar no modelo.

Correcto, tratei apenas da formatação. Uma versão para usar como base apenas.

A capa é também provisória, mas aproveito para colocar aqui a pintura que escolhi e me parece apropriada:

John William Waterhouse - The Soul of the Rose
Image

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 28 Jan 2013 16:01

E vejo que na passagem do "original" para o adaptado houve uma vírgula que se transformou em ponto de exclamaçao.
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 28 Jan 2013 16:20

Bugman wrote:E vejo que na passagem do "original" para o adaptado houve uma vírgula que se transformou em ponto de exclamaçao.

Se encontrarem inconsistências desse estilo avisem aqui, indicando qual o poema-estrofe. Neste caso, queixem-se ao Sam :devil:

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 28 Jan 2013 19:37

Antes de me lançar no trabalho, há uma série de questões que eu pretendo "expor à comunidade", porque eu também não sei que caminhos hei-de seguir e que regras haverá para os justificar. Mas logo mais à noite trato disso.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 28 Jan 2013 19:42

vampiregrave wrote:A capa é também provisória, mas aproveito para colocar aqui a pintura que escolhi e me parece apropriada:

Face ao conteúdo do livro, também me parece bastante adequada.

Em termos de direitos de autor, a regras aplicam-se da mesma maneira à pintura? 70 anos depois do Janeiro seguinte à morte de um autor, passa tudo a "domínio público"?

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 28 Jan 2013 20:19

Samwise wrote:
vampiregrave wrote:A capa é também provisória, mas aproveito para colocar aqui a pintura que escolhi e me parece apropriada:

Face ao conteúdo do livro, também me parece bastante adequada.

Em termos de direitos de autor, a regras aplicam-se da mesma maneira à pintura? 70 anos depois do Janeiro seguinte à morte de um autor, passa tudo a "domínio público"?

Não sei ao certo se é igual mas eu só tiro imagens da Wikimedia Commons praticamente. Confirmei agora:
"This work is in the public domain in the United States, and those countries with a copyright term of life of the author plus 90 years or less."

Antes de me lançar no trabalho, há uma série de questões que eu pretendo "expor à comunidade", porque eu também não sei que caminhos hei-de seguir e que regras haverá para os justificar. Mas logo mais à noite trato disso.

Fico a aguardar. Se não se limitar a este livro, discutimos a situação no tópico principal. Talvez seja boa ideia criar um outro, dedicado a "boas práticas" por exemplo. Definir um workflow (que pode ou não ser adoptado pelos colaboradores, mas que servirá de guia para o processo de conversão/revisão).

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 29 Jan 2013 03:02

vampiregrave wrote:Fico a aguardar. Se não se limitar a este livro, discutimos a situação no tópico principal. Talvez seja boa ideia criar um outro, dedicado a "boas práticas" por exemplo. Definir um workflow (que pode ou não ser adoptado pelos colaboradores, mas que servirá de guia para o processo de conversão/revisão).

Podemos partir do caso deste livro (e do "Eurico", e de outros entretanto que possam surgir) para irmos formulando as "boas práticas". O que pretendo apresentar para debate diz respeito em concreto a situações no texto do "Sóror", mas que podem servir de exemplo a adoptar noutras situações, mesmo que por analogia. Entretanto, já andei a ler com mais atenção o livro que tenho comigo e dissipei uma parte das dúvidas que tinha.

O livro que tenho da biblioteca é o "Obras Completas de Florbela Espanaca - Volume II - Poesia - 1918-1930", Publicações Dom Quixote, 1985.

A equipa que o organizou:
Recolha, leitura e Notas por RUI GUEDES
Prefácio de JOSÉ CARLOS SEABRA PEREIRA
Texto actualizado por MARIA TERESA MOYA PRAÇA
(os nomes estão em maísculas, porque é assim que está grafado no próprio livro)

A edição está profusamente comentada e explicada, e nas páginas que antecedem o "Livro de Sóror Saudade", encontrei a seguinte nota editorial:

(...)
Possuo, portanto, ao fazer este estudo comparativo, 6 versões de cada soneto, que são:

a) A do caderno que começa com o soneto "Livro do Nosso Amor".
b) A do caderno Claustro das Quimeras.
c) A do caderno que começa com o soneto "Soror Saudade".
d) A das provas tipográficas do Livro de Soror Saudade.
e) A da 1.ª edição do Livro de Soror Saudade editado em 1923.
f) A da 20.ª edição de Sonetos da Livraria Bertrand de 1980

Porque nada me permite concluir que as alterações por outrém introduzidas nas provas tipográficas bem como na 1.ª edição e posteriores fossem da vontade da Poetisa, publico a última versão manuscrita (a referida em c)), apenas com as alterações que a própria Poetisa registou com a sua caligrafia nas provas tipográficas.
(...)

Daqui concluo de onde vêm as diferenças para a versão da BNP, e o que levou ao "desaparecimento" e/ou alteração de parte da pontuação. A versão da BPN não será a mais fiel ao texto conforme a intenção da Poetisa.

Neste aspecto, pretendo pois seguir aquilo que está no livro que tenho comigo, pelo menos na versão actualizada - e mais tarde fazer então uma outra versão, de acordo com o texto apresentado pela BNP. Como exemplos praticamente acabados de ambas as versões, podem ver o soneto que está no início do tópico.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 29 Jan 2013 10:30

Bem, esse é um problema que vamos ter, dado que trabalhamos com as versões disponíveis na internet. As versões da BNP são, talvez, o melhor ponto de partida para dar resposta à maioria das dúvidas. Claro que se o revisor tiver aos seu dispor outras versões, tanto melhor.

Assim que possível começo a escrever o esboço do referido guia, para que possamos acrescentar informação à medida que tratamos das revisões.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 30 Jan 2013 00:01

Comecei a tratar do livro. :)

A primeira operação foi adicionar uma página com as citações iniciais:

Image

Surge também a primeira dúvida quanto a um vocábulo, e ainda por cima um de relevo: "Sóror", nesta edição da Dom Quixote, aparece como "Soror" em todo o lado.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 30 Jan 2013 09:55

Sim, tinha-me esquecido dessa página, só reparei ao pegar numa edição dos Sonetos que tenho em casa. Quanto ao título, sendo "soror" e "sóror" equivalentes, mantive o que consta na versão da BNP, presumindo que o título dessa versão é o original. Se bem que tenho de admitir que no Eurico, sempre que me deparo com situações semelhantes (frecha-flecha, destra-dextra), costumo optar pela versão em uso corrente, julgo que contribui para a fluidez da leitura.

Return to “Obras Concluídas”