A Ilustre Casa de Ramires - Eça de Queirós [concluído]

vampiregrave
Livro Raro

A Ilustre Casa de Ramires - Eça de Queirós [concluído]

Postby vampiregrave » 12 Feb 2013 22:07

Texto Base - Wikisource
Versão Biblioteca Nacional de Portugal

Progresso da revisão: 12/12 Capítulos.

Algumas sugestões para imagem de capa:

Eça, por Rafaelo Bordalo Pinheiro
Image

Livraria de Gonçalo Ramires
Image
Last edited by vampiregrave on 22 Apr 2013 10:34, edited 6 times in total.

Samwise
Realizador

Re: A Ilustre Casa de Ramires - Eça de Queirós [desenvolvime

Postby Samwise » 13 Feb 2013 02:56

Tem piada - eu estava mesmo a pensar em pegar neste livro mais tarde, dentro deste projecto. :bow:

Não conheço a história, mas penso que a primeira imagem é generalista em demasia - o Eça como capa serve para qualquer obra dele, mas não é alusivo ao conteúdo.
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 13 Feb 2013 09:51

Samwise wrote:Tem piada - eu estava mesmo a pensar em pegar neste livro mais tarde, dentro deste projecto. :bow:

Este vai demorar um pouco mais a rever :mrgreen: Acho que fiz mal em começar logo com o Eurico, agora planeio rever mais atentamente com base no original

Samwise wrote:Não conheço a história, mas penso que a primeira imagem é generalista em demasia - o Eça como capa serve para qualquer obra dele, mas não é alusivo ao conteúdo.

Sim, é verdade. Também é a primeira vez que leio, daí ter deixado só estas duas sugestões. Eventualmente adicionarei mais.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 13 Feb 2013 23:01

Image

Na freguesia de S. Cipriano, vale a pena conhecer a Casa da Torre da Lagariça, imortalizada por Eça de Queiroz no seu romance "A Ilustre Casa de Ramires".

Este solar deve ter sido uma villa romana e desde cedo se terá tornado solar de nobres, com torre senhorial. De estrutura muito arcaica na parte mais antiga, sobressai a torre medieval que lhe dá o nome, um pequeno jardim a imitar os jardins fidalgos e um amplo salão de festas palaciano. Este solar foi classificado imóvel de interesse público por decreto de 29 de Setembro de 1997. Na parte mais recente de todo o conjunto, na parede do lado norte, encontra-se o brasão dos antigos senhores da casa, com as armas dos Pintos.

“A torre, antiquíssima, quadrada e negra, sobre os limoeiros do pomar que em redor cresceram, com uma pouca de hera num cunhal rachado, as fundas frestas gradeadas de ferro, as ameias e a miradoura bem cortadas no azul de Junho, robusta sobrevivência do Paço acastelado da falada Honra de Santa Ireneia solar dos Mendes Ramires desde os meados do século X”.
in a Ilustre Casa de Ramires

Uma boa foto da Casa da Torre seria o ideal :bbde:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 19 Feb 2013 21:48

Uma dúvida em que talvez me possam ajudar: a utilização da contracção "duma" ou "dum" é a mais indicada? No original, são inúmeras as utilizações de "d'uma" ou "d'um" e, até ao momento, tenho adoptado a referida contracção. No entanto, após consultar outras edições mais actuais do livro, notei que o editor não optou pelo uso da contracção, utilizando antes "de uma" ou "de um" em todos os casos. Há alguma regra que aponte nesse sentido?

Edit: Acabei por encontrar a resposta graças ao Ciberdúvidas (http://www.ciberduvidas.com/perguntas/get/276831 ou
http://www.ciberduvidas.com/perguntas/get/343909).

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 11 Mar 2013 22:14

Gosto bastante do Eça, por Rafaelo Bordalo Pinheiro para capa, mas amanhã faço uns estudos de várias capas :)

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 11 Mar 2013 22:46

Andei um pouco afastado da revisão do Ramires, mas agora que o projecto está lançado vou voltar ao ataque :tu:

Anibunny
Edição Única

Postby Anibunny » 14 Mar 2013 00:14

There:
Image
(posso fazer alterações à imagem deste)
Image

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 14 Mar 2013 10:09

A segunda tem o tal problema de não aludir ao conteúdo. A utilizar uma dessas duas, terei ainda de pedir autorização à BNP para as podermos utilizar.

Bugman
Edição Única

Postby Bugman » 14 Mar 2013 11:51

vampiregrave wrote:Edit: Acabei por encontrar a resposta graças ao Ciberdúvidas (http://www.ciberduvidas.com/perguntas/get/276831 ou

A segunda dúvida ajuda bem mais do que primeira. :) E eu que já ia todo lampeiro para dizer que tanto dava uma como a outra! :angel:

Na questao das fotos, a da Casa nao serve porquê?
A PENA online | O Bug Cultural

Normalcy was a majority concept, the standard of many and not the standard of just one man. Robert Neville
O homem que obedece a Deus, não precisa de outra autoridade. Petr Chelčický
Ao mesmo tempo que ali estava tudo igual, não estava você lá, não está teu passado, não está nada. Quer dizer: só você sabe que esteve ali. A parede, os prédios, não guardam a gente. Nós só nos guardamos a nós mesmos. Só valemos nós connosco. Fora daí é literatura, é poesia, é arte. Ferreira Gullar
Yes, I am a woman of the law. And there are lots of laws. But if they don't offer us justice, then they aren't laws! They are just lines drawn in the sand by men who would stand on your back for power and glory. Sartana
"No, Señoría, no es lo mismo estar dormido que estar durmiendo, porque no es lo mismo estar jodido que estar jodiendo". Camilo Jose Cela

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 14 Mar 2013 12:00

Bugman wrote:
vampiregrave wrote:Edit: Acabei por encontrar a resposta graças ao Ciberdúvidas (http://www.ciberduvidas.com/perguntas/get/276831 ou

A segunda dúvida ajuda bem mais do que primeira. :) E eu que já ia todo lampeiro para dizer que tanto dava uma como a outra! :angel:

Na questao das fotos, a da Casa nao serve porquê?

Para já, pela resolução e porque teria de entrar em contacto com o autor. Se este estiver disposto a dar autorização de uso, e fornecer uma versão com melhor resolução, seria óptimo.

Samwise
Realizador

Postby Samwise » 14 Mar 2013 13:41

Até me disponibilizava para tentar uns disparos, mas tão depressa não me posso deslocar até essas bandas. :(
Guido: "A felicidade consiste em conseguir dizer a verdade sem magoar ninguém." -

Nemo vir est qui mundum non reddat meliorem?

My taste is only personal, but it's all I have. - Roger Ebert

- Monturo Fotográfico - Câmara Subjectiva -

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 14 Mar 2013 14:37

Samwise wrote:Até me disponibilizava para tentar uns disparos, mas tão depressa não me posso deslocar até essas bandas. :(

Nem sei se será muito fácil obter aquela perspectiva.

Edit: Curioso... http://podoslivrosvintage.blogspot.pt/2 ... mires.html
Não estava a par da existência destas gravuras, mas também não consigo encontrar nenhuma reprodução disponível online.

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 18 Mar 2013 20:55

Estou a terminar a revisão do quinto capítulo. Tendo em conta a extensão da obra, estou a pensar disponibilizar versões intermédias para quem tiver disposto a ler. De momento, tenho um ficheiro EPUB em que os primeiros três capítulos foram completamente revistos e relidos, se alguém estiver interessado em ler que me envie p.m., ou contacte através do email do projecto (geral@projectoadamastor.org) para eu enviar o ficheiro. :tu:

vampiregrave
Livro Raro

Postby vampiregrave » 26 Mar 2013 16:15

9/12 Capítulos revistos. Já consigo ver a luz ao fundo do túnel :bow:
Enviei email para a BNP para solicitar autorização para utilizar a gravura "Livraria de Gonçalo Ramires". O ideal seria uma boa foto da casa, mas as poucas que existem não têm a resolução necessária, nem consigo descobrir o contacto dos autores.

Return to “Obras Concluídas”