Os Novos Mistérios de Sintra

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
Cerridwen
Edição Única

Postby Cerridwen » 12 May 2005 20:01

de Alice Vieira, João Aguiar, José Fanha, José Jorge Letria, Luísa Beltrão, Mário Zambujal e Rosa Lobato Faria

Editora: Oficina do Livro
Colecção: Ficção Terra
Páginas: 248
ISBN: 9895551150

Sinopse: «Gonçalo, um professor de História, vê-se fechado no Palácio da Vila numa estranha sala pentagonal sem saída. Desmaia e, quando acorda, tem na mão uma chave que pode dar acesso a um tesouro antiquíssimo e desencadeia uma inquietante e movimentada aventura. Sob a presença da Serra da Lua, tão imponente como propícia ao mistério, o leitor vai cruzar-se com misteriosos encontros no poço esotérico da Quinta da Regaleira, viagens pela nossa História onde se encontram Templários e maçons, um satanista duvidoso, venenos instantâneos, amores oblíquos, uma intriga internacional, um assassinato inexplicável, e tudo o mais que adiante se verá. Este romance é acima de tudo um grande divertimento de sete escritores que se encontraram pelo puro prazer de inventar uma história e de escrever cada um a sua fatia com mestria e sem preconceitos.»

Excertos:

"Há mais História numa porta fechada... tinha eu dito aos meus filhos minutos antes. A frase martelava-me na cabeça enquanto me dirigia para ela, subitamente assustado e sentindo-me estúpido por esse minuto de pânico que me invadiu quando me aproximei da porta e verifiquei que não tinha nem chave nem puxador." - Rosa Lobato de Faria

"Segundos mais tarde, o homem retirou-se, com movimentos bruscos, e senti um alívio tão inexplicável quanto o fora a tensão que experimentara ao vê-lo.

Continuo a não saber se este pequeníssimo incidente (será que poderei chamar-lhe assim?) teve ou não algum significado. Do que estou certa é de que foi logo após a retirada do desconhecido que comecei a sentir-me angustiada e que, no meu íntimo, uma voz segredou: O Gonçalo está em perigo.
" - João Aguiar

"O homem aproximava-se. Sem grandes pressas. Eu quis gritar mas não tinha forças. Voltei a tentar fugir quando recebi uma pancada na cabeça, e mergulhei num tempo escuro sem perguntas nem respostas." - José Fanha

"A casa que habitavam situava-se numa pequena aldeia encantadora, o Penedo, e o jardim confinava com a vegetação da Serra. Outro elemento que ligava o caso a Sintra. Mas o que tornava assustadora a localização da moradia era a proximidade relativamente ao chamado Monte da Lua." - Luisa Beltrão

"- Só lhe peço que me restitua a chave. Para sua própria segurança.
- Vou tentar. Mas já lhe disse que ando a perder faculdades. De qualquer modo conseguirei libertar o homem que se encontra sequestrado. Onde? No Palácio da Vila, calcule. Precisamente na sala que foi cárcere do D. Afonso VI.
- Tudo é possível em Sintra. O importante é que me traga a chave. Agora estou cansada. Hoje ficamos por aqui.
- Já posso vestir-me?
" - Mário Zambujal

"- Ele voltou - ouço a sua voz alterada.
- Ele quem?
- Quem há-de ser! O Francisco.
- Como é que sabes?
- Acabou de sair do meu consultório. Toma cuidado que ele está louco. Louco a sério. Não estou a brinca. Nem sei o que dizer. O Francisco, o Gonçalo, a Ana, os perfumes do jardim, o licor, tudo se baralha numa mistura explosiva.
- Mas louco, como?
- Louco. Diz que olha para as mulheres e que as vê nuas.
" - Alice Vieira

"Quando as sombras são violadas, existem sempre perguntas que ficam por responder e interesses insondáveis que se agitam como poeiras antigas no interior de um sarcófago milenar.
Tal como acontecia nos seus sonhos de infância, havia agora um tesouro no centro do mistério e das movimentações desencadeadas em seu redor.

Como poderia ele imaginar que a sua curiosidade de intelectual e de investigador iria abrir a Caixa de Pandora da avidez humana, colocando em risco a sua vida?
" - José Jorge Letria

Com tantos autores, questiono-me acerca do conteúdo do livro. Até agora não tinha visto um "fenómeno" destes. :unsure:

acrisalves
Edição Única

Re: Os Novos Mistérios de Sintra

Postby acrisalves » 12 May 2005 20:06

Cerridwen wrote: Com tantos autores, pergunto-me acerca do conteúdo do livro. Até agora não tinha visto um "fenómeno" destes. :unsure:

Realmente... que salgalhada... quando abri o topico até pensei tratar-se de algum livro não ficcional sobre Sintra... mas pelos vistos... :blink:

Thanatos
Edição Única

Re: Os Novos Mistérios de Sintra

Postby Thanatos » 12 May 2005 20:11

Parece um dos nossos contos... :D
Não importa como, não importa quando, não importa onde, a culpa será sempre do T!

-- um membro qualquer do BBdE!

Return to “Vários”