Despertar Para a Ciência

Todos os lançamentos e opiniões cuja categorização não caiba nos sub-fórums alfabéticos permanecem aqui.
User avatar
acrisalves
Edição Única
Posts: 3490
Joined: 29 Dec 2004 13:53
Location: In a florest mist
Contact:

Despertar Para a Ciência

Postby acrisalves » 29 Jun 2005 20:31

Despertar Para a Ciência

Carlos Fiolhais, João Caraça, João Lobo Antunes, Jorge Buescu, Teresa Lago, António Coutinho, Jorge Calado, Fernando Barriga, Alexandre Quintanilha, Carmo Fonseca, Carlos Salema
CIÊNCIA ABERTA

Nº de páginas: 196
Ano de Edição: 2005
ISBN: 989-616-043-0

Sinopse:
A ciência tem que favorecer o diálogo, bem como conseguir articular-se com todos os outros saberes válidos no âmbito da comunicação alargada que dá coerência ao nosso quotidiano. Tem igualmente que saber estimular os processos de circulação entre as disciplinas científicas e os saberes de carácter mais técnico, isto é, tem de valorizar a sua “tradução” em linguagens sucessivas até ao domínio do saber comum.

É preciso ser capaz de incutir nos mais novos o prazer de descobrir, o gosto de apreender, o gozo de imaginar. A ciência é parte fundamental deste projecto, despertando e incentivando uma atitude de abertura aos outros e ao mundo.

Foi com o objectivo de levar aos mais jovens o mundo da ciência, não só nos seus aspectos cognitivos, mas também aproximando-os do quotidiano de quem faz ciência, que a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia decidiram lançar em 2003 o Ciclo de Colóquios Despertar para a Ciência.

Esta publicação reúne as onze conferências realizadas na Fundação Gulbenkian durante a primeira edição deste Ciclo em 2003, constituindo um testemunho da vontade de falar de ciência para um público de jovens e de menos jovens. Este livro contém ainda um DVD com os perfis biográficos dos conferencistas.

Depois das interessantes conferências (infelizmente não tive oportunidade de assistir) realizadas para divulgar a ciência, surge então o livro. Pelo que entendi, as conferências não foram realizadas para uma plateia cientificamente restrita ou específica, mas pretendiam divulgar e transmitir os ultimos avanços cientificos e tecnologicos de uma forma acessível... assim sendo, o livro deverá ser igualmente acessível :)

Return to “Vários”




  Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests

cron